Como publicar

SE DESEJA PUBLICAR SEU LIVRO POR ALGUM DE NOSSOS SELOS EDITORIAIS, ENVIE SEU ORIGINAL PARA ANÁLISE EM:

originais@asesdaliteratura.pt 

Envie no corpo do e-mail seus dados, sinopse do livro, e o arquivo do livro em WORD ou PDF em anexo.

*Caso o livro não seja aprovado, avisaremos e será imediatamente deletado de nossos bancos de dados.

**Só recebemos originais em língua portuguesa.

Em até sete dias daremos retorno.

Caso deseje que alguém da nossa equipe entre em contato com você, por favor preencha os campos abaixo.

Todo best seller um dia precisou ser lançado por uma editora que apostasse em seu potencial, principalmente se ele era o primeiro livro do Autor. Por essa razão, nossos editores estão sempre atentos a todos os originais recebidos por e-mail (única maneira que recebemos), analisando-os sem qualquer preconceito.

A editora Ases da Literatura é especializada na publicação de Autores portugueses, angolanos e brasileiros contemporâneos. Publicamos Autores renomados, mas também viabilizamos a publicação de escritores emergentes de língua portuguesa, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura literária por meio de livros impressos e e-books - pois o mundo editorial está em rápida transformação e a leitura digital já é uma realidade.

Assim, se pretende que o seu original seja analisado, pode enviá-lo para os e-mails referidos acima nesta página. O nosso conselho editorial terá disponibilidade para ler a sua obra com atenção. E, caso o trabalho seja compatível com a nossa linha editorial, não hesitaremos em entrar em contato. 

Se por alguma razão não estivermos interessados, comunicaremos em até, no máximo, 15 dias. Juntamente com o original, o Autor deverá enviar uma breve biografia, os endereços (URLs) de suas redes sociais e um contacto telefônico.


DÚVIDAS FREQUENTES

Como é processo de edição de um livro na Editora Ases da Literatura?

A partir da aprovação do original pela nossa equipe editorial, o Autor receberá, por e-mail, uma proposta de publicação com todas as informações necessárias.


Como tenho a garantia de que o meu trabalho está seguro depois de enviá-lo?

Sabemos que o seu original é sua propriedade e certamente fruto de muito trabalho e dedicação. Por esse motivo, respeitamos o receio que alguns Autores têm ao enviar o seu original para uma editora. Ao nos enviar o seu trabalho, garantimos que ele estará totalmente seguro, pois será utilizado unicamente para a realização de uma análise editorial, em total confidencialidade.


Qual a fonte de letra / tamanho de letra / margem de texto que deve ser utilizada?

O Autor pode formatar o texto do seu original como preferir.


Qual o número mínimo e máximo de páginas que o original deve ter?

Não existe um número mínimo nem máximo de páginas para os originais.


Meu original pode ter imagens?

Sim, mas precisaremos analisar se as imagens estarão aptas a integrar o livro no formato final.


O que acontecerá ao meu original se o mesmo não for aprovado pelo editor?

Os originais enviados por e-mail e não aceitos serão imediatamente apagados da nossa base de dados.


Para qual editor deve ser enviado o original?

Não é necessário especificar nenhum editor. A obra será reencaminhada internamente para o editor mais adequado.


Precisarei pagar algum valor para publicar?

Depende. Se não for um autor iniciante e já possuir uma base de leitores, pode entrar direto em nosso catálogo de best sellers e não precisará investir em nenhum valor. Este crivo quem fará será a equipe editorial, por isso é importante colocar todos os dados relevantes sobre o seu trabalho. 

Porém, se está a começar a carreira, provavelmente enviaremos uma proposta de publicação com co-participação do autor na primeira tiragem (Há exceções). Afinal, a aposta deve vir de ambos os lados, que estarão plenamente comprometidos com o sucesso do livro. Mas não se preocupe com isto nesse primeiro momento, pois quando apostamos em um original, tentamos viabilizar a sua publicação conosco o máximo possível.


Gostaria de escrever um livro, tenho muitas ideias, mas nunca escrevi nada. Por onde devo começar?

Sugerimos que procure uma assessoria literária profissional. Indicamos a Fábrica de Autores.

Dúvidas ainda? Envie um e-mail para: contato@asesdaliteratura.pt

Dicas para escrever um livro

30 dicas fundamentais (15 para escrever e 15 para se promover)

Antes do livro: 15 dicas para escrever

Imagine que já é um autor publicado. Os leitores chegam até você com o seu livro na mão para você o autografar. Imagine passar por uma livraria e ver o seu livro na vitrine, com uma sua foto em destaque. Como seria a sua vida se fosse um autor de sucesso? Para realizar o seu sonho, tem que escrever um grande livro. Este é o primeiro passo. Ou melhor, um dos primeiros 15!

1. Ideia

Ideia para o livro: agrupe as ideias gerais e procure consolidar a trama principal com os episódios secundários.

2. Título

Um bom título não vende um mau livro, mas um mau título mata um bom livro. Os títulos (e, claro, a capa), são o primeiro argumento que leva as pessoas a comprarem e lerem um livro. Comece por utilizar um título provisório, mais tarde poderá torná-lo verdadeiramente impactante. Fale-o para os amigos e veja o efeito que tem neles, podem ser o seu primeiro termômetro.

3. Capítulo a capítulo

Planifique os assuntos a abordar por capítulo, detalhando as personagens e cenas em que entram. Divida os apontamentos e comece por escrever o essencial, depois preencha os detalhes. Este primeiro esboço é bruto. Depois, vai se lapidando.

4. O mais difícil é começar

Comece a escrever: não se perca em muitas leituras e evite distrair-se com o celular. Não comece com o primeiro capítulo, pois pode vir a ser o mais complicado de escrever. Comece escrevendo o capítulo mais divertido, é sempre mais fácil. É possível que escreva o primeiro capítulo em último lugar!

5. A virtude do equilíbrio

Embeleze sem exagerar: cuidados com os adjetivos e advérbios, e com excesso de perfeccionismo. Seja fiel a si próprio.

6. Um bom ambiente

É importante sentar-se confortável e ter tudo o que precisa perto de si. Opte pela luz natural. Há quem prefira o ruído de fundo de um café ou música - o importante é que se sinta concentrado/a no ofício da escrita.

7. Crises e bloqueios: nada a temer!

Não se assuste com bloqueios ou falta de inspiração: o importante é não deixar de escrever. Faça pausas, dê passeios, relaxe e procure diversificar o seu pensamento.

8. Antes de chegar ao livro, há dois ou três esboços

Faça um primeiro esboço e escreva tudo o que precisa. Faça um segundo, a partir do primeiro, trabalhando lacunas e imprecisões. Daí, parta para um terceiro, procurando melhorar o conteúdo e fazendo uma primeira revisão textual e ortográfica.

9. Escreva primeiro, corrija depois

Não faça revisões imediatas do que escreveu: é preferível escrever tudo de uma vez e rever mais tarde - afinal, o mais difícil é passar as ideias para o papel.

10. A dose perfeita entre liberdade e rigor

Escrever requer liberdade e disciplina. A liberdade criativa pode fluir abundantemente, mas é importante criar rotinas de escrita com horários, apontamentos de ideias e compromissos consigo mesmo. Estabeleça prazos ou metas, e procure ultrapassá-las.

11. O manuscrito é a melhor companhia

Ande sempre com o seu manuscrito, numa pasta, pen ou e-mail. Quando tiver uma súbita inspiração, escreva. Pessoas ocupadas têm dificuldade em voltar ao manuscrito - estando sempre com ele, arranjam facilimamente alguns minutos para anotar ideias.

12. Faça sempre uma cópia de segurança do seu manuscrito

O pior pesadelo é estar quase acabando o seu manuscrito e perder o arquivo de todo o seu trabalho. Seja por vírus ou erro humano, já aconteceu com muitos escritores. Faça sempre um backup do seu trabalho.

13. Faça revisão com os ouvidos

Ler o que escrevemos em voz alta permite-nos a autoavaliação e o melhoramento da história. A melodia das palavras, o encadeamento das cenas e o diálogo das personagens sentem-se melhor quando a nossa voz os reproduz.

14. Já Ernest Hemingway dizia: "Escrever é reescrever".

É mais fácil ter sucesso quando um livro é fabuloso. Se o seu livro não o for, continue a trabalhar nele. Dê o seu livro a uma dezena de amigos e peça opiniões honestas. E esteja preparado para reescrever até os seus amigos dizerem: "Adorei! O livro é fabuloso!"

15. Enviar o manuscrito

Quando sentir que o manuscrito pode seguir para uma editora, envie-o. Tem duas opções: as editoras tradicionais ou as editoras de autopublicação. O sonho de um autor pode ser publicar numa editora tradicional, mas a autopublicação é a garantia de que o seu livro é mesmo publicado, e pode abrir-lhe as portas para uma carreira séria e profissional na escrita. A Editora Ases da Literatura está aqui para o/a ajudar,

Depois do livro: 15 dicas para se promover

Conseguiu publicar o seu livro? Parabéns! Mas o seu trabalho não acaba aqui. A melhor pessoa para promover o seu livro é você mesmo. E a melhor forma de o promover é a publicidade boca-a-boca: é gratuita, credível e tem potencial viral. Tudo o que precisa para se beneficiar dela é um livro que mereça ser partilhado e uma forma de o fazer chegar às pessoas. Vai precisar de imaginação, algum trabalho diário e seguir estes 15 passos:

1. Identifique o seu público

Este é um passo fundamental - talvez o mais importante - na promoção do seu livro. Descubra a quem se dirige o seu livro, procure conhecer bem esse público, vá para onde eles estão, tanto online como na vida real.

2. Comece cedo

Alguns meses antes de publicar o seu livro, comece a construir uma rede de apoiantes e leitores. Mantenha contato com as pessoas que conhece enquanto pesquisa e escreve o livro, em especial os que demonstram entusiasmo pelo seu projeto. Sempre que atingir um marco no seu livro - acabou de o escrever, assinou contrato, recebeu as provas da capa, etc. - organize um evento onde poderá dar novidades, ler excertos e responder a perguntas.

3. Contribua para os fóruns online

Todos os temas têm fóruns para os interessados. Descubra os fóruns que têm a ver com o seu livro e dê-se a conhecer: dê conselhos, faça amizades, ofereça ajuda, coloque links para o seu blog ou página pessoal.

4. Crie um canal (site/blog)

Mal comece a pesquisar para o seu livro, crie um canal na internet. O ideal é que nos meses seguintes ele concentre toda a informação útil sobre o seu livro.

5. Desenvolva uma atitude positiva na promoção do seu livro

O pior erro de um escritor é pensar "sou um escritor, a divulgação não é minha responsabilidade". Enquanto não for tão conhecido, a divulgação que faz do seu livro é tão importante como a sua escrita.

6. Aprenda a apresentar o seu livro

Tenha duas apresentações do seu livro bem memorizadas. Uma para 10 segundos e outra para 60 segundos. Quando alguém pergunta pelo seu livro, dê-lhe a de 10 segundos. Se manifestar mais interesse, ataque com a de 60 segundos.

7. A importância do vídeo

Coloque no Youtube pequenos vídeos onde falará dos assuntos do seu livro ou responderá a perguntas sobre o mesmo. Coloque a capa do livro no final e um link para a sua página. E partilhe muito!

8. Faça com que seja fácil comprar

Na assinatura dos seus emails, artigos na internet ou redes sociais, coloque sempre o link para a página do seu livro nas livrarias virtuais. Desta forma será fácil comprar o seu livro ou obter mais informações.

9. Facilite o contato dos seus leitores

No final do seu livro, adicione um campo com o seu e-mail e redes sociais. E responda sempre aos seus leitores. Quando deixar de conseguir responder, é porque já é um autor bestseller.

10. Trabalhe nas férias

Se vai de férias para um lugar novo, organize leituras e sessões de autógrafos na escolas, biblioteca ou livraria desse lugar. A estratégia é sempre a mesma: sair da frente do monitor e ir conhecer os seus leitores!

11. Promova outros Autores

Sempre que promove outros autores, partilhando os textos deles ou escrevendo resenhas para os livros deles, gera boa vontade e uma rede de apoio para os seus projetos.

12. Dar para receber

Ganhe visibilidade oferecendo o seu livro a pessoas que poderão não ter acesso a ele. Por exemplo: hospitais, prisões, abrigos, igrejas, bibliotecas, etc.

13. Respire fundo

Respire fundo e lembre-se, nem tudo nesta lista tem de ser feito ao mesmo tempo. Foque-se nos primeiros pontos e depois de um passo de cada vez. Com tempo vai conseguir chegar a dezenas de pessoas. Depois a centenas. E, quem sabe, acabar com milhares de pessoas a lê-lo e a partilhá-lo. É esta a força do boca-a-boca.

14. O que a Editora Ases da Literatura faz pelos livros de seus autores?

A promoção que um autor faz de si próprio e do seu livro é fundamental. Por isso, a Editora-se coloca à disposição muitas ferramentas fundamentais: 

a) Criação e envio de nota de imprensa: o departamento de comunicação da Editora irá enviar uma nota de imprensa para os meios de comunicação com o objetivo de lhes dar a conhecer a sua obra.

b) Organização de sessão de lançamento: se pretender uma sessão de lançamento para lançar o seu livro, conte com a nossa ajuda. Vamos encontrar um local para fazer a apresentação da obra e receber os seus convidados. Poderá aproveitar para vender os exemplares que vai receber da editora. Prepare-se para dar muitos autógrafos!

c) Criação de Convite Digital: como garantir que a sua sessão de lançamento é um sucesso e vende muitos livros? O segredo é convidar o máximo de pessoas possível, recorrendo às ferramentas que as redes sociais colocam à sua disposição. 

15. Boa sorte e bom esforço!

Não se esqueça do que escreveu Samuel Johnson: "O que é escrito sem esforço, em geral é lido sem prazer."